Se você tem uma empresa sabe que a venda depende de profissionalismo e estratégias eficientes. É extremamente importante um excelente planejamento estratégico comercial, que é essencial para que sua empresa alcance o faturamento ideal que garanta a sobrevivência do negócio.

Muitos erros comuns seriam evitados se houvesse um bom planejamento de vendas, que fosse capaz de organizar todas as etapas que envolvem o setor comercial interligado com as demais áreas da empresa.

É fundamental uma estratégia para vencer a competição do mercado, através de um plano de ação e com objetivos e práticas definidas para se alcançar os melhores resultados, sempre com foco no cliente.

Confira abaixo algumas dicas para garantir o sucesso da sua empresa no planejamento de vendas.

Transformação Digital

Uma transformação digital ocorre quando você usa tecnologia digital para mudar o modo que você opera, especialmente em torno de interações com clientes e a maneira na qual o valor é criado. Atualmente, os negócios baseados em interações digitais são quatro vezes mais valorizados no mercado do que os demais negócios. Confira aqui o vídeo de Ricardo Guerra, diretor executivo do Itaú, onde ele fala sobre a velocidade de transformação das empresas gerada através de tecnologia e a sua importância para o mercado.

Envolva toda a sua equipe

Uma Transformação Digital requer uma equipe com um mandato multifuncional e sólido suporte. Isso se torna um ponto importante porque as organizações geralmente não mudam sua estrutura interna como parte da transformação digital e assim as equipes que trabalham nessas transformações se encaixam na estrutura existente.

Não limite o progresso digital somente a sua equipe de marketing ou TI, é importante que sua empresa seja transformada por completo. A transformação digital deve modificar todos os departamentos de sua empresa a começar pelas bases.

Você sabe como medir o valor que você pretende criar?

Para a maioria das organizações, o foco está no capital físico (para fazer e vender produtos) ou no capital humano (para prestar serviços). Essas empresas monitoram o estoque, a produtividade, a utilização e outros tradicionais indicadores principais do desempenho (Key Performance Indicators, KPIs). Transformações digitais nem sempre afetam os KPIs.

Obviamente, a meta final de uma transformação é afetar a receita, a lucratividade e o valor para o empreendedor. Ao longo do caminho, no entanto, é útil rastrear indicadores intermediários, isso inclui sentimento e engajamento, bem como a satisfação do cliente ao longo da vida da empresa.

Crie um equilíbrio entre o antigo e o novo

Há um antigo ditado: “É mais fácil mudar as pessoas do que mudar as pessoas.” Dito de outra maneira, às vezes uma nova visão requer pessoas novas para criá-la.

Para muitos, as pessoas digitais que você precisa na sua equipe e no seu conselho não estão na sua organização ou pelo menos não na quantidade certa. É importante que sua empresa se renove e busque novos associados, uma vez que se alinhem aos novos projetos e perfil da empresa sem perder seu DNA. Pois muitos dos seus funcionários atuais estarão dedicados a fazer o que sempre fizeram e criarão resistência e obstáculos à mudança. Ainda que dolorosa, é realmente uma coisa boa para a organização: criar equilíbrio entre o antigo e o novo.

Defina os seus métodos

Cada empresa deve definir os métodos que serão usados para promover a venda dos seus produtos e serviços. Como você venderá seu produto? Uma loja física ou venda pela internet? Como você entrará em contato com os seus clientes? Será através de e-mail? Por telefone? Qual o melhor meio de entrar em contato com o seu público-alvo? Como se manter presente nos multicanais de atendimento com eficiência?

Os métodos devem facilitar, e não dificultar os serviços da sua empresa. Você deve se organizar e definir uma metodologia que se adeque aos serviços, valores e missão do seu negócio.

Tenha um site profissional, seguro e que facilite a sua vida e a do seu cliente

O número de lojas físicas e sites aumentam e abarrotam o mercado a cada dia mais. É necessário definir uma estratégia de venda digital que vença a concorrência e demonstre profissionalismo, domínio e credibilidade.

Em um site é fundamental trabalhar a usabilidade da sua página, com um layout bem programado que facilite a interação do cliente e obviamente seu site precisa ser “responsivo” – adaptável a todos os tamanhos de tela, pois o número de acesso pelo Smartphone já supera os acessos por desktop e notebook.

Outra dica é garantir que sua página seja segura e demonstre isso, trazendo segurança para seu cliente e se tornando uma referência na internet.

Inove, invista em tecnologia

Estar atento às mudanças do mercado e se adaptar a elas é essencial. Se você parar no tempo, provavelmente sua empresa sentirá as consequências. E nunca imite seu concorrente, porque nem sempre o que ele está fazendo é o ideal para a sua empresa.

Defina o seu público-alvo

Conheça o seu cliente. Isso é fundamental para ter sucesso nas vendas. Você não pode usar a mesma abordagem que outras empresas usam se o público de vocês não for exatamente o mesmo.

O primeiro passo é definir o seu mercado. A partir daí crie listas de possíveis clientes, mapeando idade, sexo, interesses, hobbies, todas as informações que conseguir.

Quanto mais completa essa lista for, melhor será a oportunidade de aprofundar e conhecer o seu cliente. Assim que tiver entendido o perfil dos seus clientes, defina a melhor forma de tratamento para cada um deles

Supere as dificuldades

Prepare a apresentação de vendas para enfrentar e superar as dificuldades e problemas que podem acontecer. Se você pode demorar para solucionar algum problema, pode acabar perdendo a confiança do cliente.
Para se ter uma estratégia de vendas bem formulada, você pode se sentar junto com sua equipe de vendas e pedir para que cada vendedor levante objeções que poderiam acontecer em relação ao produto ou serviço.
Tendo um esboço de problemas previstos e uma análise dos riscos, você poderá reduzir a migração e perda de alguns clientes.

Compartilhe a criação de valor com os seus clientes

O mais recente modelo de negócio com tecnologia, orquestração de rede, baseia-se no fato de que as empresas podem permitir que os clientes e outras redes compartilhem o processo de criação de valor.

  • A Uber depende de uma rede de motoristas;
  • O Airbnb depende de uma rede de proprietários de imóveis;
  • O Ebay depende de uma rede de vendedores.

Essas redes são essenciais para as organizações e, ao acessarem ativos externos, essas empresas são capazes de alcançar lucratividades excepcionais. Quando se envolve outras redes acrescenta-se a empresa novas possibilidades de negócios e até mesmo mudanças de produtividade nos negócios atuais da empresa.

É sempre importante atentar-se a oportunidades que estão surgindo a todo momento e que podem beneficiar sua empresa.

Esteja preparado

O setor de vendas é bastante amplo, alguns empreendedores tocam sozinhos o seu negócio, outros usam exclusivamente a internet, mas a transformação digital, exige muito mais de todos os empreendedores neste momento. Entretanto, sabemos que não existe uma regra absoluta que garanta sucesso na estratégia de vendas, é necessário que cada empresa desenvolva a sua com técnica e inovação.

O novo petróleo do mundo são os dados, mas extrair valor deles não é tarefa fácil.
Pelo menos para aquelas organizações que não estão preparadas para atuar neste mundo digital.

Autor

Júnior Damasceno
Empreendedor Martech, formado em Administração de Empresas, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela Unileste-MG, diretor de negócios da App Marketing e da Prospecta Leste.

Contribuindo para o fortalecimento da classe médica e dos serviços de saúde do Vale do Aço.

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