Nascido em Belo Horizonte, o Dr. Adir encontrou em Ipatinga sua residência desde os sete anos de idade e, ao longo dos anos, construiu uma trajetória marcada por cuidado e empatia pelos seus pacientes.

Graduado na UFMG em 1979, foi lá que seu interesse pela pediatria floresceu. Ele destaca o departamento de pediatria da UFMG como um local que atraía muito os estudantes, com uma estrutura sólida e excelentes professores. Para ele, a pediatria era especial porque “você nunca deixa de ser o responsável pelo paciente”. Essa proximidade e compromisso com o bem-estar das crianças moldaram sua abordagem ao longo de sua carreira.

Lembrando dos desafios durante seus anos de faculdade, o Dr. Adir ressalta que a medicina é uma profissão em constante evolução, onde o aprendizado nunca termina. Ele enfatiza: “A gente está sempre e continuamente tendo que estudar, porque na verdade isso é até um dever do médico ter que continuar se atualizando permanentemente”. Os anos de faculdade eram intensos e exigiam dedicação extrema, especialmente em uma época em que a internet ainda não era amplamente acessível. O estudo era baseado em livros e apostilas, o que tornava a dedicação diária fundamental.

Olhando para trás, o Dr. Adir recorda com carinho das crianças que cuidou ao longo de sua carreira. “A criança, quando ela tem uma empatia com você, ela te dá um retorno muito grande! É muito bom você ver a criança desenvolver nas diversas fases.” Ele também expressa gratidão por ter atendido famílias ao longo de gerações, cuidando hoje dos filhos de crianças que ele cuidou no passado.

No entanto, ele não esconde as dificuldades emocionais enfrentadas na profissão. “A gente passa por situações de tristeza, de dor e tenta partilhar com a família aquele sofrimento, porque isso é da vida e é da vida do médico”, admite. Lidar com a inevitabilidade da vida e da morte é uma parte dolorosa da profissão, e o Dr. Adir reconhece que é difícil se afastar completamente do lado emocional.

Seus valores fundamentais, incluindo a ética, sempre foram sua bússola na medicina. Ele enfatiza que a fragilidade do paciente exige que os médicos ajam com extrema ética e empatia, buscando sempre tomar decisões assertivas.

Hoje, o Dr. Adir pode olhar para trás com imenso orgulho por sua carreira bem-sucedida. No entanto, ele ainda tem sonhos a realizar, incluindo continuar a contribuir para a medicina por meio de seu trabalho no Conselho Regional de Medicina e, eventualmente, desfrutar de uma merecida aposentadoria e dedicar mais tempo à família, incluindo seus sete netos.

Para concluir, o Dr. Adir deixa uma mensagem inspiradora para os médicos que estão no início de suas carreiras: “Sempre se coloque no lugar do outro. Seja do outro paciente, seja do outro colega médico. Você ter a visão que o outro está tendo, daquela situação, daquela realidade, para você poder entender aquilo que está acontecendo e poder ajudar quando possível.” O Dr. Adir de Paula Lima é um verdadeiro exemplo de medicina com coração e ética, e sua jornada inspira a todos nós.

Contribuindo para o fortalecimento da classe médica e dos serviços de saúde do Vale do Aço.

Seja um associado

Somos uma agência certificada parceira do Google.

Por tras de cada máscara existe um coração defendendo a vida.

Leave A Comment

Postagens Relacionadas