Outubro é um mês de homenagens para a classe médica. No Brasil, o dia 18 deste mês marca o Dia do Médico. Responsáveis por cuidar e promover a saúde de toda a população, os médicos têm papel fundamental na vida de todo ser humano, seja incentivando uma rotina saudável, orientando na prevenção contra doenças ou tratando determinadas enfermidades.

A medicina é uma das áreas que exigem maior comprometimento e responsabilidade por parte do profissional. Embora os médicos trabalhem em conjunto com uma série de profissionais que também são indispensáveis no cuidado com o ser humano, como enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros, muita gente vê a medicina como o ofício mais importante da área da saúde.

No atual cenário mundial, o momento ganha um aspecto muito importante pela luta desses profissionais em prol da vida. Como diz a frase do filósofo, Friedrich Nietzsche, “Nos momentos em que a necessidade dos médicos é altíssima, isto é, durante as grandes epidemias, eles estão mais expostos ao perigo”.

Foram inúmeras dificuldades enfrentadas pelos médicos para conseguir trabalhar durante a pandemia de coronavírus. Diante de tudo isso, não poderia ser diferente: em 18 de outubro deste ano temos ainda mais motivos para comemorar o Dia do Médico e enaltecer a importância desse profissional.

Além da homenagem à classe médica, a Amvaço parabeniza também todos os médicos e aproveita a data para estimular a classe a unir forças em torno dos principais desafios que se impõem à medicina brasileira, cujos reflexos afetam toda a sociedade.

Desejamos um feliz Dia do Médico a todos os profissionais que frequentemente estão na linha de frente, enfrentando dificuldades e buscando soluções para garantir o bem-estar de toda a população.

Curiosidade

O Dia do Médico é celebrado no dia 18 de outubro de cada ano. Nessa data, a Igreja Católica comemora o Dia de São Lucas, um santo que em vida foi médico e, por isso, é considerado o protetor dos médicos pelos católicos. Isso também acontece para outros países tradicionalmente católicos na Europa, como Bélgica, Espanha, Itália Polônia e Portugal.

Já outros países adotam dias diferentes para a comemoração do Dia do Médico. Como por exemplo, nos Estados Unidos, a comemoração acontece em 30 de março, data na qual a anestesia foi utilizada pela primeira vez no país. Já no Canadá, desde 2011, o Dia do Médico é oficialmente comemorado em 1º de maio, em homenagem ao dia do nascimento da primeira mulher médica do país, a doutora Emily Stowe.

Autor

Dr. Jeferson Miranda

Presidente AMVAÇO

Associação Médica do Vale do Aço

Contribuindo para o fortalecimento da classe médica e dos serviços de saúde do Vale do Aço.

Seja um associado

Somos uma agência certificada parceira do Google.

Defesa Jurídica e Direito Preventivo para Médicos.

Por tras de cada máscara existe um coração defendendo a vida.

Leave A Comment

Postagens Relacionadas