Logo que me mudei para Coronel Fabriciano em 2001, fui acolhido por essa gente simples, alegre e trabalhadora.  Me encantei por este lugar e nunca mais voltei para Taquari, minha cidade natal no Rio Grande do Sul. Me formei como médico geriatra, e quando aqui cheguei, atendi pelo SUS durante oito anos no então Hospital Siderúrgica, do qual fui diretor, e também cliniquei em unidades de saúde. Nessa época, comecei a ver situações de injustiça, como pouco acesso da população à saúde, sem falar do único hospital público da cidade, que teve que fechar suas portas por falta de apoio da gestão pública.

A política era algo que não me chamava a atenção, mas entendia que era preciso fazer algo para tentar mudar aquela realidade. Durante a atuação como médico, comecei a me envolver no cenário político de Fabriciano e em 2008, aceitei o convite para ser candidato a vereador. Disputei o pleito pelo PSDB, fui o mais votado, porém não fui eleito por falta de legenda. Desde essa época, estive ativo em movimentos e reuniões políticas.

Em 2016, fui escolhido como nome do PSDB, para disputa eleitoral à prefeitura. Cheguei com 3% de chance de ser eleito. Mas, naquele momento a população fabricianense almejava por mudanças e acreditou em nosso projeto. Fui então eleito com 47,7% dos votos válidos, e empossado em janeiro de 2017. Minha eleição, deu fim a 12 anos de uma gestão consecutiva de mandatos do Partido dos Trabalhadores.

Desde que assumi o executivo fabricianense, busquei realizar uma gestão moderna e corajosa, pois nossa cidade precisava avançar e recuperar o tempo perdido.  O NOVO ciclo, fazia parte de um desafio maior que era incentivar o empoderamento do cidadão fabricianense de maneira que conseguíssemos recuperar sua autoconfiança e que, dessa forma, a cidade pudesse ser reconhecida no cenário estadual e até mesmo nacional.

Saúde

E foi isso o que fizemos. Graças a Deus, fui agraciado com uma equipe capacitada e comprometida com o governo. Conseguimos recursos importantes para a cidade e iniciamos a transformação social que Coronel Fabriciano sempre mereceu. Logo nos primeiros dias de trabalho, procuramos identificar as principais carências. O primeiro desafio veio logo com a missão de assumir a gestão do então Hospital São Camilo (antigo Hospital Siderúrgica), que corria risco de fechamento. Foi então que reformamos, reestruturamos, e viramos uma nova página para o hospital, que passou a se chamar Dr. José Maria Morais.

Além disso, reduzimos a fila de espera por cirurgias e exames, aguardados há anos pelos moradores; triplicamos o número de médicos nas Unidades Básicas de Saúde, implantamos o Corujão da Saúde, e além de outras ações, conseguimos junto ao governo Federal a construção da tão sonhada UPA 24h.

Educação

“Eu sempre acreditei que a educação é a base para um futuro de sucesso”, por isso, procurei investir no que tinha de melhor para os alunos da rede municipal. Oferecemos para nossas crianças, kit escolar e materiais didáticos de qualidade, promovendo a igualdade social entre os alunos. Também Implantamos o Aprende Brasil, do Sistema Positivo de Ensino – adotado nas melhores escolas particulares do país. Tudo isso, aliado a merenda de qualidade e escolas com estrutura decente para nossos meninos.

Outra grande conquista da nossa gestão foi o projeto “Fabri Meu Lar”, que destinou quase 800 moradias populares para famílias que viviam no aluguel social, e outras dezenas que sonhavam em ter a casa própria.

Também modernizamos nossa Gestão e procuramos acabar com a “farra dos aluguéis”, onde a proposta era economizar o dinheiro pago em aluguel de imóveis. Começamos pelo novo Centro Administrativo “Mariano Pires Pontes”, inaugurado no bairro Bom Jesus, centralizando os atendimentos à população com quatro secretarias e dando mais dignidade aos nossos servidores.

Estes e outros investimentos desenvolvidos em nossa cidade, foram fundamentais para conquistar a confiança do fabricianense que viu em nosso trabalho, a esperança de que Fabriciano “podia mais”.

Pandemia

Mas em 2020, vivenciamos aquilo que foi um dos maiores desafios da humanidade, a pandemia do Coronavírus. Lidamos com algo jamais visto e tivemos que nos reinventar, para que nossa população conseguisse sair daquele “caos”. “Como médico, procurei realizar ações responsáveis e baseadas em estudos. Disseram que eu era louco, pois não permiti que nossa cidade fosse fechada. Me disseram que eu era doido, quando determinei o retorno das nossas crianças para a sala de aula. Investimos em saúde, adotamos as melhores estratégias para vacinar a população, e tempos depois, provamos para aqueles que não acreditavam, que tudo que fizemos foi o melhor pra nossa cidade”.

Reeleição

Em 2020, ganhamos mais um voto de confiança e fui reeleito prefeito com 83,75% dos votos válidos. O nosso trabalho seguiu firme, pautado em uma Gestão que prioriza a valorização do dinheiro público com resultados jamais vistos. Inauguramos o novo prédio da prefeitura no centro da cidade, moderno, imponente, acessível o que representa o marco da administração “Novos Tempos” que realmente veio para mudar a vida da “nossa gente”.

Pavimentamos o centro da cidade, asfaltamos dezenas de ruas, reformamos e construímos novas escolas, ampliamos e garantimos políticas públicas de assistência social e continuamos em busca de investimentos que visam a geração de emprego e desenvolvimento sustentável para Fabriciano.

Presidência da AMM

Em 2022, assumi mais um grande desafio. No dia 2 de junho, tomei posse como novo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), da qual fui eleito em chapa única, na eleição ocorrida no dia 1º de abril.

Também ocupo outras responsabilidades, atuo como vice-presidente de Tecnologias de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), integro a Comissão de Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e ainda sou presidente do Consurge (Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde e Emergência do Leste de Minas).

Tudo isso, é fruto de muito trabalho em prol da nossa cidade e agora também nos demais municípios mineiros. “Minha meta é resgatar em todos os cenários, a posição de destaque da cidade, “terra mãe” do Vale do Aço, apresentar o que temos de melhor e, simultaneamente, trazer para o município o que há de mais moderno em termos de gestão”.

Marcos Vinicius da Silva Bizarro

Médico Geriatra, Prefeito de Coronel Fabriciano e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM)

Contribuindo para o fortalecimento da classe médica e dos serviços de saúde do Vale do Aço.

Seja um associado

Somos uma agência certificada parceira do Google.

Por tras de cada máscara existe um coração defendendo a vida.

Leave A Comment